segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

IMPRESSOES DE VIAGEM - O COMANDANTE CHE











Nao acreditei que estava indo para Alta Gracia, atè esse nome me deixou numa grande expectativa...Levantei cedo para pegar o onibus que me levaria para o lugar onde viveu o meu herói que nao morreu de overdose... Eu, que lia o seu diàrio de guerrilhas e que sempre o admirei pela coragem e pelo coraçao nobre agora estava para conhecer a casa onde ele passou a infancia.

Complicado chegar num lugar que a gente nao conhece e precisa ficar perguntando... e as pessoas nao entende a lingua da gente... um grande esforço se fazer entender...mas em qualquer lugar do mundo somos sempre os mesmos...nada muda, somos os mesmos humanos de sempre com as mesmas manias, com os mesmos hàbitos milenares, com a mesma memòria que a Natureza nos presenteou, com os mesmos còdigos ainda que confusos para alguns e claros para outros...E foi assim que cheguei na casa do Guerreiro Che Guevara...

Fiquei emocionada, chorei muito, principalmente quando vi os livros que ele lia... Eu também li alguns daqueles. Andei por toda a casa que agora è um museu...fiquei mais ou menos umas tres horas là dentro, olhando cada foto, cada objeto, cada canto da casa e do quintal imaginando o comandante por ali com suas crises de asma, foi por isso que foram morar là...Ele nasceu em Rosàrio, mas foi para Alta Gracia por causa do clima para melhorar a sua asma...ele estudou em Còrdoba...o Comandante Che que foi como Bolívar no desejo de libertar todo o povo oprimido da nossa América Latina, táo menina...
Lá estava a bicicleta e a motocicleta, a mala, o lampiáo, as roupas e os livros...Lá estavam os escritos a mao....o diàrio que ele fazia das guerrilhas...Um homem de idèias e de açao...bom, acho que sou exagerada...mas gosto do jeito que ele viveu e como se entregou em tudo que acreditava e o sentimento generoso para com o mundo...e isso vale mais que tudo...Diria alguns que isso està ultrapassado, mas o sentimento do mundo e a luta pelo bem dos humanos nao deveria ser ultrapassado...mas isso jà passou e agora ele è um personagem quase fictício...pode ser que ele nem tenha existido... Será que criamos o Che Guevara em nossa imaginaçao? Mas Alta Gracia existe e è um belo lugar!
Elizabeth

Nenhum comentário: