quarta-feira, 28 de março de 2007

EDUCAÇÃO NA CIDADE SEM ALMA

Estamos a viver um sonho ou um pesadelo?

Ou então, quem sabe, como ALICE, atravessamos o espelho cortante e entramos numa dimensão onde se desconhecem as Leis da Física e da Matemática।

Talvez tenhamos dado um salto quântico e nem nos apercebemos...
Ou então, o salto foi para o Reino da Dama de Copas...Dama de Copas ou de Ferro? Sei lá!

A coisa está tão doida que não sabemos onde estamos...um caos...coisas implícitas e explícitas ao mesmo tempo।

Diante desse paradoxo nos resta lembrar tempos indeléveis onde se buscavam ideais mais elevados e princípios mais coerentes para a construção de verdades, ainda que relativas; tempos em que o céu ainda era azul e claro...e o sol brilhava idéias quentes e alaranjadas।

No abismo da Dama de Ferro há uma luta entre máquinas e homens. Ela quer tornar os homens duros como o ferro, sua natureza peculiar, e obedientes como ovelhas.

O céu foi destruído e o sol encoberto. Predomina a escuridão que cega e a mecanicidade que padroniza, sem piedade. Os pensamentos são fictícios, maquiando-se com totais qualidades.

Onde estão as belas construções? Tornaram-se meros barracos poluindo a paisagem.

Onde estão os construtores, cheios de maestria? Tornaram-se criaturas mecânicas, com ganas de empreender sonhos e com o ferro bruto, fazer engenhocas em séries multiplicadas.

Ai de ti, que não segue o coelho branco até a Dama de Ferro...Ai de ti que acorda desse sonho coletivo
“___ cortem-lhe a cabeça!”, escutam-se os ecos de seus gritos à distância.

Este sonho coletivo e padronizado é um projeto, é um programa para fazer de ti, para fazer de nós, uma máquina adormecida: sem razão, sem sentimento, sem criatividade...apenas alguns movimentos controlados pelo laboratório da poderosa dama, sem estágio probatório.

Seu intuito é fazer acreditar que esse sonho, é a verdadeira realidade. E nesse estado ficamos a zumbizar fantasias, deixando de lado a imaginação que cria e desperta, que cria e elucida, que cria e mostra a verdadeira vida, o autêntico viver.

Isso é qualidade ou degeneração?

Novamente o paradoxo!

Diante desse impasse o que nos resta fazer?

Tomar a pílula vermelha ou azul?

Ficar passivos e adormecidos ou buscar o despertar?

Sonhar fantasias desconexas ou enfrentar os agentes da Dama de Ferro e lutar?

Continuar como zumbis incorporando a natureza do ferro ou buscar a senhora LIBERDADE através da REVOLUÇÃO DA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA?

Não sejamos mornos, temos apenas uma escolha!



ELIZABETH

Nenhum comentário: