quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CIRANDA, CIRANDINHA...


CIRANDA CIRANDINHA

Descartes pregou que só existe uma mente consciente e que isso é tudo.

O mundo gira... E numa dessas guinadas aparece Freud e reinventa o inconsciente, que está para além da mente consciente; Isso mexe com a humanidade, que fica perplexa diante desse novo mundo tão vasto e desconhecido como se fosse outra dimensão da Natureza.

E para piorar a situação, aparece o Carlos Gustavo, o Jung propagando uma idéia muito doida que esse inconsciente não é somente pessoal, mas é também um inconsciente coletivo, no qual a humanidade está ligada. Uma espécie de memória que cada indivíduo carrega, além da sua própria. Essa bomba deixa todo mundo ainda mais admirado.

Mas os giros continuam intermitentes e dão tonturas. E para complicar ainda mais a mente humana, aparece o Rupert Sheldrake com a tal Ressonância Mórfica. Demonstra com ela, que existe algo mais além da mente consciente e inconsciente e do inconsciente coletivo. É a ligação de um ser a todos os outros seres e ao mesmo tempo com toda a Natureza e quem diria, com todo o Universo. Uma coletivização da informação que se propaga dentro do campo mórfico e que alimenta uma memória coletiva da Natureza, quer dizer, não é só entre os humanos. Segundo Sheldrake, os Campos Mórficos são estruturas no espaço tempo moldando a forma e o comportamento de todos os sistemas do mundo material. Esses campos produzem informações que são veiculadas através das ressonâncias e são captadas e interpretadas por todos os seres, sem a interferência da distância entre eles, pois tudo isso se dá através de vibrações.

Quer dizer então, que nesse vai e vem no gira-gira do parquinho, estamos só de brincadeira? Estamos rodando em círculos e retornando à Sócrates que já dizia: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses”?

Circulando, ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar e aprender tudo aquilo que já sabemos há milênios?

Que sina é essa de andar em círculos como cegos conduzindo cegos?

Até quando vamos ficar nessa escuridão?

Existe realmente algo ou alguém que responda?

Os ecos ressoam!

Elizabeth

3 comentários:

Germano Viana Xavier disse...

Pois é, Liz! Quem terá a resposta? Há quem possa? Enquanto esse alguém não chega, abre a roda que eu quero entrar na ciranda... isso!... assim!... vamos lá!!!... ciranda cirandinha, vam... aê!... Belo texto, Liz. Obrigado pelo passeio pelos pensadores! Sou teu fã. Beijos, Germano

Anônimo disse...

Germano
Que coincidência, também sou tua fã...Espera aí, existe coincidências no Universo?
Perguntas, perguntas, perguntas...
Bom, enquanto isso, vamos cirandar!!!
Beijos
Liz

Anônimo disse...

Ok liz, vou ver se apareço lá sim!
desse cara do campo mórfico eu só tinha ouvido falar...
Até lá, sábado.